Banco Central do Brasil: Telefone, Reclamações, Falar com Atendente, Ouvidoria

O que é o Banco Central do Brasil?

O Banco Central do Brasil é uma empresa federal autônoma que é basicamente a instituição financeira mais importante do país e a principal autoridade monetária do Brasil.

Apesar de ter sido criada em 1964, só teve a sua autonomia em 2021, possuindo a liberdade de se tornar uma autarquia e virando a principal responsável pela estabilidade de preços, trabalhando para suavizar as flutuações da atividade econômica.

Sendo assim, o Banco Central do Brasil, ou bcb é a principal instituição financeira do país, porém não é única no mundo, já que em todos os países existe um banco federal responsável pelo financeiro do país.

banco-central-do-brasil Banco Central do Brasil: Telefone, Reclamações, Falar com Atendente, Ouvidoria

Como funciona o Banco Central do Brasil?

A principal função do Banco Central do Brasil é proteger e desenvolver a política financeira do país, assegurando a proteção da economia para que o Brasil não venha à falência.

Nesse sentido, ele atua protegendo o poder de compra do Real e controlando a inflação relacionada à Selic (taxa básica de juros). Ou seja, sem a atuação do Banco Central do Brasil o Brasil estaria quebrado.

Além disso, por ser um banco do governo, a maioria dos serviços financeiros relacionados ao governo são feitos através dele, como o Tesouro Nacional, por exemplo.

Principais Reclamações Banco Central do Brasil

As principais reclamações sobre o Banco Central do Brasil são sobre:

  • Cobrança indevida;
  • SPC-Serasa;
  • Descumprimento de acordo;
  • Renegociação de dívida.

Infelizmente, apesar de possuir um perfil no Reclame Aqui há mais de 18 anos a empresa não se responsabiliza por responder os seus clientes nessa plataforma diminuindo a sua pontuação para “Não recomendada”.

O Banco Central do Brasil é confiável?

Com certeza, além de ser a instituição do governo responsável pela economia geral do país e existir há muitos anos, ela se responsabiliza por ajudar os seus clientes com problemas a resolverem eles o mais rápido possível. Por isso, pode confirmar no Banco Central do Brasil.

Como falar com atendente do Banco Central do Brasil?

Por ser uma autarquia muito importante, deve oferecer aos clientes a maior facilidade e o possível nos seus meios de atendimento para que todos os seus problemas sejam resolvidos mais rapidamente.

Sendo assim, para entrar em contato com o Banco Central do Brasil você deve ir ao SAC da sua cidade, a discagem gratuita, as redes sociais ou a Ouvidoria online.

banco-central-do-brasil-telefone-de-contato Banco Central do Brasil: Telefone, Reclamações, Falar com Atendente, Ouvidoria

Banco Central do Brasil  Perguntas Frequentes

Como consultar se tem dinheiro a receber do Banco Central do Brasil?

A consulta dos valores a receber do Banco Central do Brasil deve ser feito pelo site específico, o valoresareceber.bcb.gov.br, lá você deve fornecer os seus dados e esperar que o site diga se está na lista dos que devem receber ou não.

Como fazer login no Registrato Banco Central do Brasil?

O Registrato é basicamente um serviço do Banco Central do Brasil onde os clientes podem acessar todas as suas informações financeiras desde que completaram 18 anos. Antes de fazer o uso desse serviço, o cliente deve realizar o seu login nele, veja a seguir como:

  1. Vá ao site: www./registrato.bcb.gov.br;
  2. Entre com a sua conta GOV (caso não tenha, crie uma com seus dados pessoais);
  3. Caso a sua conta tenha um nível de segurança prata ou ouro, conceda as permissões e pronto!

Como fazer uma consulta financeira no Banco Central do Brasil?

Como foi dito, o Banco Central do Brasil é responsável por regulamentar todas as atividades financeiras do país para que a economia seja regulamentada, por isso para que uma instituição financeira seja considerada confiável ela deve ser aprovada pelo Banco Central.

Para saber se o Banco em que você deseja se cadastrar é aprovado pelo Banco Central do Brasil você deve ir ao site do BCB e buscar pelo nome do banco na aba de pesquisa, se for aprovado ele irá aparecer, se não, ele não é.

Banco Central do Brasil   – Atendimento – SAC

O atendimento do Banco Central do Brasil é muito abrangente, já que é muito importante para a economia do país. Por isso, possui um SAC e um Email para cada unidade. Veja quais são os SAC do Banco Central do Brasil:

  • Brasília: (61) 3414-3900;
  • Belém: (91) 3181-2503;
  • Belo Horizonte: (31) 3253-7029 e (31) 3253-7228;
  • Curitiba:(41) 3281-3004;
  • Fortaleza: (85) 3308-5433;
  • Porto Alegre: (51) 3215-7161 e (51) 3215-7162;
  • Recife: (81) 2125-4242;
  • Rio de Janeiro: (21) 2189-5216 e (21) 3441-5216;
  • Salvador: (71) 2109-4570
  • São Paulo: (11) 3491-6465

banco-central-do-brasil-reclamacoes Banco Central do Brasil: Telefone, Reclamações, Falar com Atendente, Ouvidoria

Telefone 0800 Banco Central do Brasil

O telefone 0800 é um meio de atendimento gratuito para os clientes, em que a própria empresa paga pelas ligações, porém, o Banco Central do Brasil deixou de usar este telefone em 2015, quando adotou o número 145.

Banco Central do Brasil  Whatsapp

O whatsapp é muito presente na vida de pessoas de todo o mundo para todos os usos, desde para falar com amigos e famílias, vendas ou como nesse caso, um meio de atendimento para empresas. Porém, o Banco Central do Brasil não possui um número de WhatsApp por ser um órgão público.

Banco Central do Brasil  Redes Sociais

Até mesmo as autarquias como o Banco Central do Brasil possuem redes sociais para divulgar os seus serviços e produtos. Sendo assim, as Redes Sociais Banco Central do Brasil são:

  • Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e etc.

Banco Central do Brasil  Ouvidoria

A ouvidoria do Banco Central do Brasil funciona através do site Fala Brasil.

Deixe sua dúvida, sugestão, elogio ou reclamação sobre o Banco Central do Brasil  nos comentários.

Reclamações NetSobre o Reclamações Net

O site Reclamações na NET é o local onde você encontra as principais reclamações e as suloções para cada um dos problemas reclamados. Todo mundo passa por situações onde é necessário um suporte técnico para tirar alguma dúvida em relação a algum produto ou serviço, muitas das vezes é algo tão simples, que não vale a pena ligar para fazer uma reclamação ou falar com um atendente. Pensando nisso, selecionamos quais são as principais dúvidas que geram reclamações e agrupamos tudo em um só lugar para facilitar sua vida.

Se gostou, curta e compartilhe: